budismo

Introdução ao Budismo
O Budismo é um caminho filosófico e religioso cujo objetivo principal é o despertar. Ele surgiu através da experiência de vida do príncipe Sidharta Gautama. Sidharta Gautama tornou-se Buda, o desperto, aos 35 anos de idade. Ele tomou consciência da futilidade e do sofrimento causado pelas nossas próprias atitudes e veio apreciar significativamente a Vida. Os ensinamentos de Buda estão contidos dentro dos sutras, textos sagrados.
O Budismo é um caminho que nos possibilita descobrir o significado de nosso nascimento como seres humanos e a verdadeira alegria de viver.

Budismo Shin
O Budismo possui várias escolas e ordem religiosas. A escola a qual pertencemos é a Escola Jodo Shinshu, Budismo Shin Ordem Otani. O mestre Shinran trouxe uma nova abordagem em relação aos ensinamentos do Buda propício para esta era atual. No Budismo Shin recitamos o Nome Sagrado Namu Amida Butsu, tomo refúgio no Buda de Luz e Vida Imensurável.
Na visão do Budismo Shin, a salvação consiste em obter uma visão clara que nos mostra quão ilusória é a imagem de felicidade que temos. O Budismo Shin é o Caminho do Despertar ensinado pelo Buda. Despertar para o quê? Despertar para a realidade de que somos seres humanos.
Através desse despertar conseguimos a realização plena como seres humanos.

Buda
O Buddha nasceu como Siddharta Guatama, príncipe em um reino localizado no norte da Índia.
Aos 29 anos de idade, deixou o palácio. Ao invés de suceder seu pai como rei, decidiu se dedicar ao caminho espiritual, que leva à busca das respostas sobre os mistérios da vida.
Foi o início de sua busca por um caminho que levasse ao fim do sofrimento.
Buda Amida
A interpretação de Shinran não via Buddha Amida como um Buddha místico ou deus, que prometeu salvar a todos que repetissem o seu nome.
Na verdade, Buda Amida é um símbolo do Dharma em si.
As Quatro Nobres Verdades
No período de meditação em que refletiu sobre as experiências da vida, Guatama conseguiu alcançar a iluminação e tornou-se conhecido como o Buddha, o iluminado.
O conteúdo de sua iluminação inicialmente foi pregado em seu primeiro sermão no qual ele explica as quatro nobres verdades:
1: A vida é sofrimento
2: Há causas para este sofrimento
3: Há fim para o sofrimento
4: Há um caminho que leva ao fim do sofrimento

O sofrimento é causado por nossa própria ignorância da realidade da impermanência. E como nós somos a causa do nosso próprio sofrimento, este sofrimento pode ser superado.
O caminho para superar tais sofrimentos é o caminho das oito nobres verdades, que encoraja o entendimento correto, pensamento correto, fala correta, conduta correta, vida correta, esforço correto, consciência correta, e meditação correta.
Desta forma, promover a sabedoria e a compaixão em nossa interação com o mundo a nossa volta e que finalmente nos conduza para a felicidade e a um significado definitivo em nossas próprias vidas.